4/03/2016

Tempo seco


Hey hey gente, hoje tem resenha do livro: Tempo Seco da autora: Clara Arreguy.

Sinopse: O livro “Tempo Seco”, da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, num só lugar.

Esse livro traz como personagens principais uma moça chamada Miriam que entre uma e outra viagem de táxi acaba se afeiçoando aos motoristas da frota que ela sempre pegava.

Entre uma viagem e outra Miriam e seus amigos motoristas (Rodrigues, Bené e João) discutem sobre assuntos variados, mas sempre com o mesmo foco: Política.

Miriam entre suas várias viagens (e põe várias nisso) conhece a história de Nonato, seu Leôncio, dona Maria, Miro e Dorinha, contada por Rodrigues.

Nonato é o personagem principal junto com Dorinha, sua paixão de bastante. Eles vivem no nordeste, vem de uma parte pobre no nordeste. Miro (irmão mais velho de nonato) era um aluno exemplar até conhecer a política e se envolver em vários escândalos foi em busca de condições melhores e saiu do país, abandonando a família e amigos. Nonato (após perder seu irmão gêmeo Renato no parto) tornou-se o único filho presente com sua mãe após o sumiço do irmão mais velho, aplicou-se aos estudos,onde conheceu Dorinha (uma menina oportunista, que só pensava em dinheiro e status).

Com o bom desempenho de Nonato e a sua posição social, Dorinha com seu interesse começou a dar em cima dele por aconselhamento de sua mãe, para conseguir uma vida melhor.

Ao decorrer o enredo dessa história vem se decifrando muitas coisas sobre o passado de seu Leôncio, dona Maria, Miro, Nonato e muitos outros personagens

 Idas e vindas ao decorrer da história trazem reflexões, uma grande aula sobre política e o Lula, assuntos 
cotidianos como: Traição, companheirismo, discussões partidárias e amizade <3
Clara que livro incrível <3 amei essa leitura, muito obrigada por ter me dado a honra de conhecer essa obra!

Boa tarde!

Até a próxima leitores<3